PÉS LIVRES

  

A COLEÇÃO COM RAÍZES NA ÁFRICA

QUE VAI MUDAR CAMINHOS ATRAVÉS DO AMOR.

 

A Pés Livres, uma organização sem fins lucrativos, nasceu após uma viagem de voluntariado da Lu e do Rafa à África se transformar em um sonho de ir além e fazer mais. Tudo começou com um imenso desejo de fazer algo para apoiar e mudar a realidade de crianças que estavam nas ruas sem escola pública gratuita e sem comida. Hoje, a Pés Livres possui 3 iniciativas: uma pré-escola com 56 crianças, o financiamento da educação continuada para crianças acima de 6 anos e o projeto Pés Livres for Women em Moshi, Tanzânia. 

 

Na Tanzânia, como em grande parte da África, a escola do governo é apenas acima dos 6 anos. A escola da Pés Livres foi criada a partir da necessidade de acolher as crianças menores em um lugar de afeto e segurança, enquanto suas mães saem para trabalhar. A escola recebeu o nome de Grace Wisdom Foudantion. Na escola da Pés Livres as crianças recebem 3 alimentações diárias, sendo na maioria dos casos, as únicas refeições que as crianças têm oportunidade de receber no dia. Ao completarem 6 anos, as crianças ingressam na escola pública. Na Tanzânia, o direito a educação é gratuito, mas para ter direito a alimentação na escola, é necessário pagar uma taxa anual de US$20. A Pés Livres paga estas taxas escolares, garantindo 1 ano de alimentação e educação para as crianças que passaram pela Grace Wisdom Foundation. E para manter o acompanhamento da evolução destas crianças que completam 6 anos e estudam na escola do governo, aos sábados acontecem na Grace Wisdom Foundation as atividades extras. Além do reforço escolar elas desenvolvem atividades artísticas e trabalhos manuais e criativos.

 

 

Projeto de empoderamento feminino através de capacitação profissional, a fim de implementar uma empresa de mulheres na cidade de Moshi, na Tanzânia. Para iniciar esse projeto nos unimos com o Project Três, uma iniciativa que capacita e promove o desenvolvimento econômico de mulheres em situações vulneráveis através do desenvolvimento de habilidades manuais. Nosso objetivo com o Pés Livres for Women é o empoderamento econômico e social das mães das nossas crianças. As Mamas, como são chamadas na Tanzânia, são mulheres, mães, muitas vezes solteiras ou casadas com homens que abandonam o cuidado da família. Elas sustentam os seus filhos sozinhas e sofrem com a falta de oportunidades de trabalho na comunidade, não conseguindo o necessário para alimentarem seus filhos. Algumas chegam a se prostituir e vivem situações de extrema violência para conseguirem algum dinheiro. Essa é a realidade de todas as Mamas que buscamos ajudar com esse projeto na Tanzânia. Gerar renda para essas mulheres e empoderá-las economicamente, socialmente e emocionalmente é a possibilidade mais concreta que temos para transformar essa situação e lhes dar uma vida mais digna.