Plante uma árvore

    

O que é o Pense Verde?

Nossa proposta é simples: a cada peça vendida, plantamos um metro quadrado de Mata Atlântica. Imagine adquirir uma roupa e através dela ajudar a recuperar florestas no mundo todo? Esta é a nossa missão: vestir você e você vestir nosso planeta. Contamos com a parceria de diversas instituições ambientais espalhadas pelo Brasil, e através delas realizamos este projeto que visa não só revolucionar a indústria da moda e torná-la completamente sustentável, mas também ajudar a salvar nossa fauna e flora através da reconstrução e manutenção de seus habitats naturais.

No momento, nossos maiores esforços estão concentrados na recuperação de áreas de mata atlântica, da qual só restam cerca de 8% de sua vegetação original. Cerca de 60% dos animais ameaçados de extinção no Brasil encontram abrigo nela, e diversas espécies são endêmicas. Além disso, ela conta com 20 mil espécies vegetais diferentes (para se ter uma ideia, isso é mais do que toda a Europa ou a América do Norte).

Nós do Pense Verde sabemos que pequenas mas nobres ações, em conjunto, podem fazer toda a diferença. Quer saber mais? Confira o nosso vídeo ao lado:



    


Como é feito o plantio?

Através de parcerias com diversas entidades ambientais, cada produto vendido ajuda a realizar o plantio e o constante cuidado das árvores plantadas. As espécies variam de acordo com o bioma onde elas serão plantadas, assegurando que cada ecossistema mantenha suas características originais, e mantendo o equilíbrio da fauna e flora locais. Além disso, após o plantio, especialistas periodicamente acompanham o crescimento e providenciam todo o cuidado necessário para que a muda que você ajudou a plantar atinja a maturidade e reforce nossa luta para recuperarmos as florestas brasileiras. Ao adquirir qualquer um de nossos produtos, você receberá um e-mail com informações sobre cada ação de reflorestamento que você ajudou a realizar. Assim você tem a certeza de que está ajudando a recuperar nossas florestas. Em breve, este acompanhamento poderá ser feito através de nosso site. Dê uma olhada no vídeo ao lado para saber como foi nosso último plantio, realizado na Serra da Cantareira, em Abril de 2018.




Matéria prima 100% ecológica

Os materiais utilizados em todas as nossas peças são totalmente sustentáveis e ecológicos. O principal deles é o algodão orgânico, que é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica. Isso significa que nenhum agrotóxico ou pesticida é utilizado, o que além de não causar nenhum dano ao solo, ao ambiente e aos trabalhadores envolvidos,  também garante uma qualidade superior ao algodão convencional. Ele é plantado em áreas próprias, sem nenhuma agressão à natureza local, utilizando pouquíssima água (cerca de 70% menos do que o convencional). Tudo isso é comprovado e atestado através do Selo GOTS (Global Organic Textile Standard), uma convenção internacional que regula a produção e o comércio mundial de matéria prima têxtil orgânica, e que também assegura relações de trabalho justas entre todos os colaboradores envolvidos no processo, em concordância com a ILO (International Labor Organization), garantindo que este seja um mercado justo, livre de trabalho escravo e de mão de obra infantil, onde cada pessoa incluída neste processo é tratada de forma digna e justamente remunerada. Se quiser saber mais, dê uma olhada no vídeo ao lado, feito pela Global Organic Textile Standard (áudio e legendas em inglês).